domingo, 31 de julho de 2011

Festival de Veneza escolhe filme brasileiro

A 68ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza vai contar com um representante brasileiro. “Girimunho”, coprodução entre Brasil, Espanha e Alemanha, integra a mostra paralela “Sessão Horizontes” (Orizzontti). A direção do filme é assinada por Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina.
“Girimunho” é o primeiro trabalho de direção em longa de Martins Jr., profissional já premiado no segmento de curtas. Já Clarissa Campolina é sócia-fundadora da Teia, um centro de pesquisa audiovisual sediado em Belo Horizonte (do qual Marins Jr. é também integrante) e já esteve envolvida na montagem de outras 16 obras do cinema brasileiro contemporâneo.
“Girimunho” mostra a história de Bastu, uma mulher de 81 anos que vive em um vilarejo no interior de Minas Gerais. Após a morte do marido, ela procura se encontrar em sua nova vida. O longa mostra o momento de ruptura e o período de transição que ela enfrenta. O filme trata também da coexistência entre a tradição e o modo de vida contemporâneo, vida e a morte, sonho e realidade. O roteiro é de Felipe Bragança e a fotografia é de Ivo Lopes Araújo.

Após prisão domiciliar, Polanski concorre ao Leão de Ouro


O cineasta franco-polonês Roman Polanski competirá pelo Leão de Ouro do 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza com seu último trabalho, 'Carnage', uma adaptação da obra de Yasmina Reza 'Le Dieu du Carnage', produzida pela França, Alemanha, Espanha e Polônia.
O nome do diretor de cinema figura na lista de 21 filmes que compõem a competição oficial do festival cinematográfico italiano, que será realizado de 31 de agosto a 10 de setembro e cuja programação foi apresentada nesta quinta-feira (28) em Roma.
O filme 'Carnage', em cujo roteiro Polanski trabalhou durante a prisão domiciliar que cumpriu em seu chalé da Suíça após haver sido acusado nos EUA de ter mantido relações sexuais com uma menor há 33 anos, conta com um elenco formado por Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly.
O filme, de 79 minutos de duração, narra a história de dois casais que tentam solucionar suas diferenças quando o filho de um deles bate no outro filho em um parque.

pra inspirar o início de semana..

Visitando o Facebook de Fernanda Fontolan achamos esse vídeo o qual é de uma sensibilidade incrível.. Confira..

15º Festival de Cinema Judaico de São Paulo

A primeira semana de agosto transforma São Paulo numa torre de Babel, porém com temática comum: o pensamento e a cultura judaica traduzidos por 40 produções, que fazem parte do 15º. Festival de Cinema Judaico.
Entre em Acontece e saiba mais..

Profissionais de Cinema I

Você já parou pra pensar com quantas pessoas se faz um filme?

Você já percebeu que ao terminar um filme o número enorme de nomes estão nos créditos??

Quantas equipes e profissionais são necessários?

E o que cada profissional faz?

Aprendemos em uma de nossas aulas e hoje queremos postar aqui o que aprendemos: Para se fazer um filme; seja ele curta ou longa, documentário ou ficção, é necessário equipes de roteiro, equipe de produção, equipe de direção, equipe de fotografia, equipe de som e equipe de arte e além dos seguintes profissionais: técnico de efeitos especiais, trilheiro/músico, montador/editor.

A partir deste post vamos desvendar cada equipe e o que cada profissional faz para que o resultado seja um filme..
Em Cine Curiosidades vamos falar sobre a equipe de roteiro: roteirista, dialoguista e pesquisador..
Acesse e comece a conhecer o mundo dos profissionais do cinema..