domingo, 24 de julho de 2011

ABRACINE

Quem disse que a comunidade audiovisual só vive de produtores? Existe todo um circuito que inclui também os jornalistas e especialistas. Um exemplo disso é que ao final do Festival de Cinema de Paulínia, foi realizada uma Assembléia Geral para comemorar a criação da ABRACCINE, Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
O objetivo é de reunir os profissionais da crítica cinematográfica em todo o Brasil, promovendo as diferentes linhas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre cinema. A ênfase da atuação da entidade consiste em contribuir para a elevação da análise crítica cinematográfica no país.Outra função da entidade é atuar também na organização dos júris nos diversos festivais brasileiros de cinema, bem como nas cabines de lançamentos de filmes, na promoção de cursos e seminários, e na própria inserção da crítica nos mecanismos de discussão das variadas políticas do cinema brasileiro.
A ABRACCINE estava sendo discutida desde 2010 em reuniões realizadas nos Festivais de Cinema de Paulínia, Gramado e Brasília, e é resultado de uma iniciativa histórica, porque se trata da primeira entidade nacional a reunir os críticos de cinema do Brasil.E já foi eleita a primeira diretoria para o biênio 2011/2012 com críticos de oito estados brasileiros, revelando a preocupação da nova entidade em ser representativa em relação às dimensões territoriais do país:
Presidente: Luiz Zanin Oricchio (SP)
Vice-presidente: Ivonete Pinto  (RS)
Secretário geral: João Nunes (SP)
Secretário: João Sampaio (BA)
1º tesoureiro: Paulo Henrique Silva (MG)
2º tesoureiro: Marcelo Miranda (MG)
Conselho Fiscal
Titulares:
Carlos Heli de Almeida (RJ)
Marco Antônio Carvalho (PA)
Luiz Joaquim da Silva Júnior (PE)
Suplentes:
Marcos Santuário (RS)
Neusa Barbosa (SP)
Carlos Eduardo Lourenço Jorge (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário