domingo, 10 de julho de 2011

Para diretor da Ancine, cidades devem repensar desenvolvimento


Notícia publicada na edição de 10/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno C.

Presente na noite de abertura da quarta edição do Paulínia Cine Fest, o diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Glauber Piva, classificou Paulínia como "exemplo de política pública audiovisual" e, sem comparações, destacou as possibilidades de cidades como Sorocaba e Votorantim, dentro de suas realidades, desenvolverem gestões de políticas públicas culturais com eficiência similar, gerando emprego e formação. "Além de recursos técnicos e apoio às filmagens, eles ainda alimentam o debate sobre a importância do audiovisual o ano todo", lembrou ele, sobre os projetos de formação que já começam com as crianças da cidade.
Para Piva, ainda há o pioneirismo na cidade, que desbancou o pensamento dos prefeitos do interior, que vem desde os anos 70, quando se via asfalto, tijolo e indústria como sinônimos de desenvolvimento. Por meio do cinema, reforçou, tornaram-se pólo de referência em audiovisual, trazendo gente para a cidade, além de centros de convivências, hoteis, restaurantes. "Isso é um desafio para Sorocaba e para demais cidades, pois é preciso estudar o tipo de desenvolvimento que pode ser alimentado, como no caso de Paulínia, foi o audiovisual. Mas é possível para qualquer cidade", destacou.
Ainda de acordo com Piva, do mesmo modo que Paulínia não tinha uma tradição cinematográfica, no caso de Sorocaba - que já passou pela vocação tropeira, da estrada de ferro, têxtil, que foram modelos que se sucederam - talvez seja possível desenvolver de forma multivocacional. E adverte: "não é apenas com dinheiro público. Sorocaba, por exemplo, tem todas as condições de remodelar seu desenvolvimento", afirmou, pontuando que a cidade conta hoje com indústrias grandes, multinacionais. Ciente da realidade econômica de Paulínia, Piva reiterou que não trata-se de traduzir a experiência da cidade para Sorocaba, mas tomá-la como exemplo.
Feliz com as produções realizadas no pólo de Paulínia, o diretor da Ancine acredita que quando os municípios acompanharem os resultados obtidos com a gestão praticada em Paulínia, outras iniciativas de porte deverão surgir na cena nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário