Deprimido, Kubrick se dedicou a outros projetos que veria realizados como Barry Lyndon, O Iluminado, Nascido para Matar, assim como a adaptação do relato do austríaco Arthur Schnitzler Traumnovelle, que terminaria em 1999 sob o título de De Olhos bem Fechados, o último de sua carreira. Harlan, que foi ajudante de Kubrick no filme Laranja Mecânica, afirma que o cineasta sempre se interessou pela observação da loucura humana e "Napoleão era o tema ideal".
Costumava dizer que atuamos sempre obedecendo a nossas emoções, e que é uma vã ilusão crer que somos guiados pelo pensamento racional.
A viúva do diretor, Christiane, explica que era difícil para o marido compreender como um homem tão inteligente como Napoleão se deixou seduzir pela fútil Josefina e como pôde equivocar-se tanto com a campanha da Rússia, que precipitou sua queda."Quando Stanley era jovem, jogava xadrez por dinheiro em Nova York", afirma Christiane, segundo a qual seu marido opinava que
- Napoleão teria aprendido a se controlar por ter sabido jogar xadrez. Stanley achava que se alguém se deixa guiar demais pelas emoções, acaba derrotado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário