sexta-feira, 10 de junho de 2011

Afinal o qué CPB?


Saiba o que é CPB, para que serve e como tirá-lo lendo o texto a seguir:

O CPB é o Certificado de Produto Brasileiro. Ele é um selo que foi criado pela ANCINE em 2004 para regularizar o mercado audiovisual, portanto para o diretor e para o produtor, o CPB garante seu ingresso ao mercado, permitindo que sua obra seja comercializada.
O CPB é a garantia que o filme é um produto brasileiro, é como uma certidão de nascimento que prova a titularidade da obra audiovisual brasileira.
O CPB garante que a obra audiovisual possa circular livremente pelo Brasil e principalmente por outros países em mostras e festivais. É um documento legal, que informa as procedências do filme. O CPB é também um registro que garante os direitos patrimoniais ao diretor e produtor da obra. Além disso, sem o CPB, o diretor e o produtor não conseguem pontuação na ANCINE, o que hoje é uma exigência para a aprovação de projetos via leis de incentivo audiovisuais para captação de recursos.
Se uma obra não possui o CPB, ela não poderá ser exibida. Hoje, todas as salas de exibição, TVs abertas e por assinatura são obrigadas a exibir somente filmes brasileiros que tenham o CPB, caso contrário, elas serão autuadas.
O CPB é gratuito, e o processo de emissão é simples. O CPB é um direito do diretor e do produtor, por isso, exija o seu. 
Abaixo, segue o link para a ANCINE onde você encontrará o passo-a-passo para registrar sua obra e emitir o CPB.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário