domingo, 26 de junho de 2011

Cine Tela Brasil


É a primeira sala de cinema do país que anda.
Tudo começou em uma Saveiro equipada com projetor 16mm, uma pequena tela, um gerador de pouca potência e 12 curtas-metragens. O Cine Mambembe foi criado em 1996, pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, com o objetivo de levar cinema para quem não tinha acesso às salas de exibição tradicionais.
Vai de periferia em periferia, cidade em cidade, levando cinema de graça para a população que não tem acesso às salas convencionais.
Segundo o IBGE, 92% dos municípios brasileiros não têm nenhuma sala de cinema e nas cidades em que há cinema, o preço dos ingressos impede que a maior parte da população possa frequentá-lo.
No ano de 2004; o Cine Mambembe recebe o patrocínio da CCR. Com incrementos de infraestrutura e qualidade, o projeto deixa de ser mambembe e passa a se chamar Cine Tela Brasil. Em novembro, estreia sua inédita sala de cinema itinerante. No ano seguinte; o Cine Tela Brasil alcança a marca de 100 mil espectadores, na 42a cidade, ao longo de 504 sessões. A taxa de ocupação da sala é a maior do país, com média de 88%. Em junho, o cinema itinerante (instalado no Mube) sedia o evento Cinema Paulista em Debate, com seminários e palestras de diversos profissionais do audiovisual brasileiro. O projeto segue na estrada, com o intuito de promover e apoiar o cinema nacional. 
Em maio de 2008 é lançada a 2ª sala de cinema itinerante, patrocinada pela Fundação Telefônica. Ao fim desse ano, o Cine Tela Brasil contabiliza mais de 460 mil espectadores, tendo sido percorridas mais de 70 cidades pelas duas unidades. O ano de 2009 é marcado pelo alcance de 600 mil espectadores; as duas salas do Cine Tela Brasil percorrem mais de 80 cidades.Nas sessões do Cine Tela Brasil, grande parte do público vê o cinema pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário