quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Curitiba terá cinema com poltronas que se mexem, cheiro, vento e até água na cara


Imagine você em uma sala de cinema assistindo o filme Piratas do Caribe. O barco se mexe no mar revolto no mesmo ritmo de sua poltrona sobe, desce e lá vem uma onda mais alta que invade o navio e também molha você na poltrona. De repente, o barco bate você também tem a sensação de ter batido em algo. Agora, na tela, uma bala é disparada de um canhão e não é que você sente o cheiro da pólvora?
Essas e outras sensações estarão ao alcance do público de Curitiba no final de 2012, com a inauguração dos cinemas do grupo mexicano Cinépolis no novo shopping da capital, o Pátio Batel.
É a tecnologia 4DX, cinema em quarta dimensão que vai além dos efeitos 3D, já conhecidos nas salas de cinema. Fora os parques da Disney, há apenas 15 salas com esta tecnologia no mundo.
Resumidamente, o cinema 4D adiciona experiências sensoriais a um filme 3D, “cutucando” os cinco sentidos dos espectadores. A cadeira se mexe e outros elementos são utilizados em sincronia com o que se passa na telona.
Os 20 efeitos disponíveis incluem espirros de água, vento, bolhas de sabão, prendedores nas pernas, cheiros, iluminação com estrobos, cadeiras vibratórias — enfim, qualquer atrativo que enriqueça a experiência do público.
O anúncio da vinda do grupo mexicano para Curitiba foi feito nesta quarta-feira (28), durante uma entrevista coletiva com o representante da Cinépolis e o empreendedor do Pátio Batel, o empresário Salomão Soifer.
 “Escolhemos Curitiba para apresentarmos aos brasileiros; o que temos de mais especial em termos de tecnologia em cinema”, diz Eduardo Acuña, CEO da Cinépolis para o Brasil, informando que além do Pátio Batel, o outro centro de compras que contará com o mesmo padrão de salas é o Iguatemi JK (em São Paulo), que também será inaugurado já em 2012.
“Estudamos o país e sabemos que o Brasil tem um grande potencial de salas de cinema. Enquanto os EUA têm uma sala para cada 8 mil habitantes, os países da Europa uma sala para de 10 a 20 mil habitantes, o Brasil tem apenas uma sala de cinema para cada 73 mil habitantes. É uma baixa saturação que nos interessa muito”, afirma o executivo.
Segundo pesquisas feitas pelo grupo, enquanto o americano vai, em média, 4,9 vezes ao cinema por ano, o brasileiro freqüenta a telona apenas 1,7 vezes ao ano.
Cada poltrona do cinema em quarta dimensão pesa 300 quilos e o investimento para montar uma sala para esta tecnologia gira em torno de U$ 2 milhões. Com tanto dinheiro investido, quanto deverá custar o ingresso de uma sala 4DX no Brasil?
“Ainda não sabemos quanto iremos cobrar. Só é possível afirmar que será mais caro que as salas 3D e Imax”, disse Acunã.
”A condição do nosso empreendimento é apresentar um diferencial em relação a tudo que já existe em Curitiba. Por isso, tivemos sorte nesta pareceria que oferece exatamente o diferencial na área de entretenimento que procuramos. Tenho certeza que o público curitibano vai dar preferência ao Pátio Batel na hora de escolher o cinema que vai frequentar”, ressalta Salomão Soifer, presidente do Grupo Soifer, empreendedor do Pátio Batel.

By Denise Mello

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