segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Há um ano fazendo as segundas-feiras mais culturais..

A iniciativa ousada em misturar diversas pessoas e linguagens artísticas em um mesmo lugar, todas as segundas-feiras, teria tudo para não dar certo. Salvo pela vontade de um grupo de amigos e agentes culturais, de fazer com que aquilo não apenas desse certo, mas também rendesse frutos. E passadas assim tantas segundas-feiras, o "Carne de segunda", evento que começou timidamente encabeçado pelos membros do coletivo cultural "Rasgada Coletiva", completa um ano de atividades e com comemoração em grande estilo: duas semanas - de 3 a 17 de outubro - de programação variada e gratuita para toda a população.
Tudo começa com o vernissage da Mostra Fotográfica "Blow-Up", do artista plástico e cineasta Kapel Furman, que trabalha com modernização estética no cinema nacional, e segue com uma extensa e recheada agenda de atividades, que vai de apresentações, oficinas, cinema, feiras, encontro de bandas, debate cultural entre outras opções, " a custo de zero reais", brincam os organizadores sobre os eventos, todos gratuitos.

"Pensamos para cada dia uma atração diferente, para flertar com vários públicos, e um dia específico para comemorar com a vizinhança", explica Rafael Ferraz, lembrando que desde o início do evento, que acontece na sede do coletivo, na rua José Carlos Nardi, o respeito entre vizinhos foi fundamental para o sucesso da empreitada. Não por menos, placas já no portão da casa alardeiam alguns cuidados para manter a paz e o sossego entre todos.

A ideia com a iniciativa das reuniões, definem o coletivo, era de criar um espaço de multilinguagem, com a proposta de realizar um diálogo com o público de forma orgânica, para trocar ideias, debater, se apresentar, assistir apresentações e, claro, para se divertir. Um bom exemplo dessa mistura e efervescência pode ser obtido com um rápido levantamento das ações ocorridas nas segundas-feiras na sede do coletivo: apresentaram-se mais de cinquenta artistas dos mais distintos estados brasileiros, e inclusive da Argentina, Bélgica, Uruguai e Estados Unidos.

 Soma-se também atividades como cineclubes, workshops e debates. "Um espaço que o sorocabano tomou para si e que ali se sente à vontade para trocar ideias, debater, se apresentar, se divertir", afirmam os membros do Rasgada Coletiva, felizes com os frutos colhidos até o momento com a empreitada.

by Maíra Fernandes 
Notícia publicada na edição de 01/10/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno C


Nenhum comentário:

Postar um comentário