segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mais uma vez, Cinesfet aposta em boa programação

Leandro Firmino "Zé Pequeno"
Nomes como do ator Leandro Firmino (o Zé Pequeno de "Cidade de Deus), do cineasta Rogério Corrêa (participou da montagem do filme "la Luna", de Bernardo Bertolucci), do diretor e roteirista chileno Jorge Durán (escreveu, entre eles, os roteiros de "Pixote - A Lei do Mais Fraco" e "O Beijo da Mulher Aranha"), do diretor e publicitário Marcelo Galvão (premiado pelo júri popular por "Quarta B" como o melhor filme de ficção na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) e de Fátima Toledo (conceituada preparadora de atores do Brasil)marcam a diversificada programação da 8ª edição do Cinesfet Votorantim, de 15 a 20 de novembro. Na parte musical, destaque para os shows do irreverente Tom Zé (dia 18) e do Funk Como Le Gusta (dia 19), big band paulistana que mistura black music com música latina e samba-rock, com toques eletrônicos.
Funk Como Le Gusta
Tom Zé
Homenageando este ano às famílias de circo da região, o Cinefest - criado em 2004 - é um festival de cinema nacional de caráter competitivo e tem como objetivo a formação de público no interior do Estado, incentivo à formação de profissionais, difusão de obras audiovisuais produzidas no país, debates entre estudantes e realizadores e o intercâmbio e desenvolvimento cultural no interior paulista. A iniciativa de trazer para o interior do estado importantes obras audiovisuais, bem como seus realizadores, partiu da necessidade de aproximação do público com o cinema, principalmente filmes de curta-metragem, que, em sua grande maioria só podem ser visto justamente em festivais, ou então, em programas específicos na TV que exibem uma parcela muito pequena do que se está sendo produzido no País.
 A realização é da Prefeitura Municipal de Votorantim/Secretaria da Cultura em parceria com o Sesc Sorocaba, com apoio da Associação Audiovisual Francisco Beranger, TV Votorantim Canal 10 e Ceunsp.

Abertura oficial
Embora as Mostras Paralelas e Mostra de Curtas Ambientais aconteçam uma semana antes das Mostras Competitivas, a abertura oficial do evento acontecerá no dia 15 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Francisco Beranger quando terá início as Mostras Competitivas Nacional e Regional, e ainda, como destaque, a apresentação de cenas do filme "Limite", de Mário Peixoto, com sonorização ao vivo executada pelo grupo Cinema Mudo com Bruno Cavalcante Jazz Combo.

Mostras Competitivas Nacional e Regional
Foram inscritos 537 filmes de curtas metragens de todo País, destes, 25 da região de Sorocaba. Foram pré-selecionados para a Mostra Nacional 36 curtas (ficções, documentários e animações), e para a Mostra Regional 16. As Mostras Competitivas Nacional e Regional acontecerão no Teatro Municipal Francisco Beranger de 15 a 20 de Novembro a partir das 19h.

Mostra Competitiva Ambiental
O Rio Sorocaba será o anfitrião para a Mostra de Vídeos Ambientais que acontecerá na cidade de Votorantim, dentro da programação da 8ª Edição do CineFest Votorantim. Sete curtas integram a mostra. O público ficará acomodado em uma das margens do rio que corta a cidade e uma grande tela de alta definição ficará instalada na outra margem, na região central do município, em frente a Praça de Eventos Lecy de Campos. Será no dia 13 de novembro, às 20h.

Mostras Paralelas
Uma lona de circo com capacidade para 500 lugares foi especialmente preparado com equipamento de projeção para percorrer os bairros de Votorantim, no período de 7 a 11 de novembro, com sessões à tarde e à noite. Além das projeções, artistas circenses da Família Venegas farão espetáculos e brincadeiras com o público antes das sessões.

Longas-metragens
Todos os longas-metragens serão apresentados às 21h também no Teatro Muncipal de Votorantim. São eles: "Rinha" (de Marcelo Galvão), dia 16; "No Olho da Rua" (de Rogério Côrrea), dia 17; e "Não Se Pode Viver Sem Amor" (de Jorge Durán), dia 18.

By Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário