segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto “Cinema Mudo”


O Projeto “Cinema Mudo” apresenta curtas-metragens do polonês Wladyslaw Starewicz (1882-1965), o grande pioneiro da animação stop motion na Europa, com o acompanhamento musical ao vivo do “Bruno Cavalcante Septeto”.
O objetivo é de que o público reviva os tempos do cinema mudo, quando as orquestras acompanhavam o andamento dos filmes, mas com um diferencial: todo o repertório escolhido é baseado nos standards de jazz e da música brasileira.
Na trilha sonora dos filmes, o público poderá ouvir “Donna Lee” (Charlie Parker), “Stella by Starlight” (Victor Young), “Equinox” (John Coltrane), “Nardis” (Miles Davis), “Spain” (Chick Corea), “Chorinho pra ele” e “Correu tanto que sumiu” (Hermeto Pascoal).
Todas essas músicas são tocadas pelos músicos valorizando a maneira interpretativa e espontânea própria do jazz, com a improvisação baseadas nas imagens dos filmes. Com isso, toda a apresentação é diferente da outra.
Bruno Cavalcante Septeto é formado por Bruno Cavalcante (guitarra), Eric Ferreira (sax tenor e soprano), Eloy Porto (trombone baixo), Marcelo Pereira (sax barítono e flauta), Márcio Corrêa (bateria), Raphael Sampaio (trompete e flugelhorn) e Rodrigo Marques (baixo acústico).
Os curtas-metragens exibidos são: “Carrossel de Inverno” (1958), “Fetiche de Lua de Mel” (1936) e “O Leão Velho” (1932).

Quarta - 26 de Outubro
20h às 21h
Na Usina Cultural, Sorocaba
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário