Shinichiro Watanabe é um dos maiores mestres do anime mundial. "Pai" do Cowboy Bebop, do Samurai Champloo e do Animatrix, é também um dos convidados de honra do 19º Anima Mundi, que começa hoje e vai até dia 31 em vários locais. No papo animado que vai ministrar hoje, às 19h, certamente vai falar ao público paulista do segredo da receita de sucesso de Samurai Champloo.
Champloo (ou champuru) é um prato de Okinawa, província do sul do Japão. Algo como um caldeirão de ingredientes. "Você vai juntando tudo e, no final, esta mistura de tudo é o "champloo. É um mix delicioso", explicava Watanabe à plateia que lotou o Anima Mundi na semana passada no Rio e, a julgar pelo alvoroço que sua aula magna (ou Papo Animado) causou no público carioca, sua passagem por São Paulo vai ser também animada.
Homenageando Watanabe, não seria má ideia chamar Festival Champloo. Afinal, no caldeirão de referências do Anima Mundi tem de tudo um pouco. Além do papo imperdível com Watanabe, interessante não só para os fãs do anime, têm atrações como a performance delicada de Miwa Matreyek (hoje, amanhã e sexta, às 18 h e 19h30 no Memorial) e o Papo Animado e intrigante com o americano David Daniels, que criou a "strata cut" e vem a São Paulo mostrar como se faz para ser um animador premiado já aos 14 anos (amanhã, às 19 h, no Memorial). São 421 filmes de 44 países, dos quais, 77 brasileiros.
Tem ainda longas convidados, incluindo o primeiro animado do espanhol Fernando Trueba, Chico e Rita (22 h, no Cine Livraria Cultura). E homenagem a Carlos Saldanha, que no Rio lotou também o Centro Cultural Correios com sua palestra sobre "de como quando se faz aquilo que se ama com amor e dedicação o universo conspira para que você, ao mesmo tempo, realize seu sonho de vida, transforme sua declaração de amor à sua cidade em um projeto divertido e capaz de arrecadar milhões em todo o mundo". O nome disso? Rio. O diretor carioca, que participa do festival desde a primeira edição, ganha homenagem e terá seu primeiro curta, Time For Love, exibido amanhã, às 19 h, na Livraria Cultura e sexta, às 12 h, no Memorial.
Tem também a coletânea Chilemono (mono é desenho animado no Chile), que pode ser vista amanhã, às 19 h, no Espaço Unibanco. A Polônia mostrando que é um dos maiores berços de novos talentos de "animadores europeus". Integra o festival com curtas como o premiado Paths of Hate e o clássico Cronópolis, de 1982, de Piotr Kamler, com sessão hoje, às 13 h, no Memorial. Entre as atividades para a criançada, está o Estúdio Aberto. Mixando oficinas de várias técnicas, de massinha a pixilation. Enfim, como bom champuru, o Anima Mundi tem de tudo um pouco.
ANIMA MUNDI
Memorial da América Latina. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 3823-4600.
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651.
Memorial da América Latina. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 3823-4600.
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651.
Cine Livraria Cultura. Rua Padre João Manoel, 100, tel. 3285-3696.
Espaço Unibanco. Rua Augusta, 1.475, tel. 3288-6780.
Programação completa: www.animamundi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário