Nesta sexta 09/09 às 19h na Grande Otelo!
VÁ E VEJA (Dir: Elem Klimov, Rússia, 1985)
Impressionante e rigoroso filme de guerra russo, um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem da Bielo-Rússia retirado de sua família para lutar na resistência contra a invasão alemã durante a segunda guerra mundial. Uma jornada épica por uma galeria de imagens poéticas e impactantes, que noz faz pensar sobre os limites da selvageria humana em situações extremas. Cópia remasterizada da Lume Filmes.
Comentário de Marcelo Domingues - Curador do Cine Café:
"Impactante, lírico e selvagem! Essas palavras podem tentar traduzir esta obra cinematográfica russa da década de 80. Comparado a este somente “Apocalipse Now” de Coppola ou “Além da Linha Vermelha” de Terrence Malick. Não é exagero. Menos conhecido, talvez pelo seu país de origem ou por ter sido produzido durante a guerra fria, “Vá e Veja” tem textura e peso das duas obras-primas citadas. No filme, acompanhamos a experiência de guerra vivida por Florya, um adolescente da Bielo-Rússia tirado de sua família para lutar na resistência contra a invasão alemã. A partir daí o jovem mergulha num abismo que parece não ter fim, e nós mergulhamos juntos, numa tensão crescente e sufocante, hora com cenas de um realismo documental, hora com cenas oníricas e poéticas. A sequencia dos jovens brincando na chuva escondidos no meio de uma floresta e, mais adiante, a grande cena do massacre no vilarejo, ambas revestidas de lirismo e insanidade, provam o domínio da linguagem e o alto grau de inspiração do diretor na condução desta jornada épica, destituída de heróis e triunfalismo, com interpretações, fotografia, direção de arte e trilha sonora impecáveis. Não devemos esperar cenas de batalhas, nem longos diálogos sobre questões políticas da guerra. Não. Poderíamos dizer que se trata de um drama psicológico, mas isso também seria só mais uma tentativa de definição. “Vá e Veja” é como o título sugere, diante do comportamento humano em situações extremas provocadas pelo próprio homem, basta olhar para entender e refletir sobre nossa condição nestes tempos modernos, neste mundo que oscila entre a poesia e o horror, o amor e o ódio. O filme é uma impressionante catarse cinematográfica. Perturbador, mas obrigatório."
Comentário do ator Sean Penn:
“Há muito tempo atrás recebi uma ligação de meu pai dizendo para que eu deixasse o que estivesse fazendo e fosse correndo ao cinema do campus da Universidade de Cinema de Los Angeles, onde estava sendo exibido um filme Russo de um diretor chamado Elem Klimov. O filme se chamava Vá e Veja. Como veterano de 36 missões na Segunda Guerra Mundial, meu pai nunca se entusiasmou com filmes que contavam histórias da guerra. Ele sentia tanto falta da realidade como também o apelo românticos das cenas de batalhas. Mas esse filme, disse ele, era um grande retrato da guerra contra a guerra. Fiquei feliz em ter conseguido chegar lá naquele dia e ter assistido o filme, pois o que vi ficará permanentemente comigo. Não é só uma obra prima cinematográfica, mas uma obra da humanidade”. (Sean Penn – 1998)
Você não vai perder a oportunidade de conferir essa obra prima russa, né??..
Nenhum comentário:
Postar um comentário