terça-feira, 20 de setembro de 2011

Documentário em produção mistura jazz e samba


O músico e compositor Ivan Lins; concede entrevista no filme "Do Jazz ao Samba"
Há cerca de um ano, o carioca Bruno Veiga Neto conheceu um pub em Nova York, um dos poucos lugares que ainda tocam jazz para o povo. Ele pensou em fazer um curta sobre o local, mas o assunto foi se expandindo tanto que acabou se transformando no documentário “Do Jazz ao Samba”, que está em produção.
Nas suas pesquisas, Veiga Neto já entrevistou os  músicos Roberto Menescal e Ivan Lins, o crítico Tarik de Souza e a cantora Elza Soares, entre outros - além de estrangeiros, como Will.I.Am e Norah Jones. “Todos sempre têm algo novo a dizer sobre a música brasileira. É incrível como é ela é conhecida fora do Brasil. A cantora brasileira Ithamara Koorax, por exemplo, é mais famosa no Japão do que aqui”.
Veiga Neto revela que já gastou cerca de R$ 60 mil com o documentário e tem mais ou menos 60 horas de material gravado. Mas ainda faltam algumas etapas para o filme ficar como ele planejou, como viagens a Tóquio, Lisboa e Nova Orleans. “Eu não vou abandonar o projeto pela metade. Quero deixar como era a intenção desde o início.”
A internet, nesse caso, tem sido uma ajuda preciosa. “Foi na rede que marquei mais da metade das entrevistas que estão no filme, além de encontrar lugares essenciais para o documentário”. É o caso de uma casa de jazz no Rio de Janeiro, montada por um trompetista australiano apaixonado por música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário