Foram entregues os Leões do Festival de Veneza. O grande vencedor da noite na bela cidade italiana foi o filme Faust (Fausto, baseado na obra clássica do alemão Goethe), de Aleksander Sokurov, russo que dirigiu os ótimos Pai e Filho, Arca Russa e O Sol. Em 2011, é da Rússia o Leão de Ouro.
O Prêmio Especial do Júri foi para Terraferma (Continente, em tradução livre), do cineasta Emanuele Crialese (Novo Mundo, Respiro).
O Leão de Prata de direção ficou com Shangjun Cai (Hongse kanbaiyin), diretor de People Mountain People Sea (uma tradução livre ficaria esquisita, aqui).
O irlandês Michael Fassbender (o Magneto de X-Men: Primeira Classe) venceu a Coppa Volpi de melhor ator pela sua atuação em Shame (Vergonha, em tradução livre), do diretor Steve McQueen (Hunger).
A atriz que levou a Coppa Volpi para casa saiu do filme Tao Jie, da chinesa Ann Hui. Foi a cantora Deannie Yip.
Os dois troféus Marcello Mastroianni, que são entregues para o melhor ator e a melhor atriz jovens ficaram com Shota Sometani e Fumi Nikaidou respectivamente. Ambos fazem parte do elenco de Himizu, filme de Shion Sono.
O prêmio pela contribuição técnica foi para o cinefotógrafo Robbie Ryan. Pela fotografia de O Morro dos Ventos Uivantes, do cineasta Andrea Arnold, ele venceu o prêmio Osella.
O melhor roteiro do festival, de acordo com o júri, foi o de Giorgos Lanthimos pelo filme Alpeis, dirigido, também, por ele.
La-Bàs, de Guido Lombardi, ficou com o Leão do Futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário