Foram divulgados alguns filmes que estarão na mostra Panorama da 62ª  edição do Festival de Berlim, que será realizado de 9 a 19 de fevereiro  na capital alemã.
Entre eles está Xingu, de Cao  Hamburger, que tem previsão de estreia em 6 de abril. Anna Muylaert (É  Proibido Fumar) colaborou com o roteiro do longa que tem produção de  Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira). O filme mostra a aventura  dos irmãos Villas-Bôas que se alistam na expedição Roncador-Xingu e  partem em missão desbravadora pelo Brasil Central. Assumidamente baseado “livremente” em fatos reais, como diz seu letreiro de abertura, Xingu  romantiza a trajetória dos irmãos Cláudio e Orlando Villas-Boas, e a  luta deles pela demarcação das terras indígenas e pela criação do Parque  Nacional do Xingu, que por sinal completa 50 anos neste 2011. Mas não  se trata apenas de uma cinebiografia. Ao revisitar a atuação pioneira  dos Villas-Boas na cultura indígena, o roteiro levanta importantes  questões crônicas da nossa história. Entre elas, o olhar e o agir  colonizador que nunca deixaram de permear a atuação do poder público (e  econômico) sobre os primeiros habitantes do Brasil. O próprio progresso,  com sua feroz atuação predadora, é frontalmente questionado: é isso que  queremos? A que custo? É impossível não lembrar de Belo Monte. 
Xingu tem  previsão de entrar em circuito comercial em abril de 2012. Já está  acertada também, com a Rede Globo, a adaptação do filme para uma  minissérie de 4 capítulos, ainda sem data definida de exibição.
Confira a lista em ordem alfabética da Mostra Panorama em Acontece..
Nenhum comentário:
Postar um comentário