Assim como a pintura, escultura, arquitetura, música e tantas outras artes, o cinema possui características próprias. Uma delas é que o cinema é uma arte coletiva, isto é, se faz em equipe!
Quem entendeu bem essa particularidade foram as crianças e adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, que estão produzindo um documentário sobre a vida deles, dentro do hospital. Do dia-a-dia mesmo… os tratamentos, a relação com a família e a convivência com outros pacientes e funcionários.
Com aproximadamente 200 pessoas, entre pacientes e familiares, o documentário, na verdade, é a etapa final do Projeto Oficina de Cinema, desenvolvido por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocinada pelas empresas Ciferal e Omini Financeira. O trabalho iniciou em abril deste ano, e é desenvolvido pela ONG Projeto Olho Vivo.
Além do ensino das técnicas e linguagem do cinema, o foco do projeto é também o estímulo aos jovens para que olhem e reflitam sobre a realidade particular do local onde estão inseridos. E a imagem, como nós bem sabemos, é um bom método para isso, né?!
Vamos esperar os resultados! O que será que eles andam aprontando por lá?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário