terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cineasta Marco Bellocchio receberá Leão de Ouro das mãos de Bertolucci

O cineasta Marco Bellocchio, de 71 anos, receberá o Leão de Ouro de 2011 pela sua carreira das mãos do diretor conterrâneo Bernardo Bertolucci em 9 de setembro, durante a 68ª edição do Festival de Veneza.
A cerimônia de entrega do troféu ocorrerá na Sala Grande do Palácio do Cinema do Lido com a projeção de um filme feito especialmente para a ocasião em homenagem ao diretor, o "Veneza 2011", de Pietro Marcello, que percorre a obra do italiano.
"Honra-me e me comove que seja Bernardo Bertolucci a conceder-me o Leão", afirmou Bellocchio, que já produziu um filme em conjunto com o famoso diretor italiano, que também está sendo premiado neste ano, com a Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes.
A produção conjunta, "Amore e Rabbia" (1969), foi produzido com outros cineastas, incluindo Pier PaoloPasolini e Jean Luc-Godard.
Ele disse que, "percorrendo caminhos diversos, sempre houve entre nós dois [uma] recíproca atenção e estime e afeto" e que, com tais reconhecimentos artísticos, espera que ambos possam compartilhar de uma "aventura humana e artística que espero que possam durar ainda muito".
A premiação de Bellocchio é uma homenagem a toda sua obra, que inclui "De Punho Cerrados" (1965), "Em Nome do Pai", (1972), "A Hora da Religião" (2002), "Bom Dia, Noite" (2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário