segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Filmes de festival brasileiro são censurados na China

O Brazil Film Fest acontece no próximo mês de novembro nas cidades chinesas de Pequim e Xangai e pretende exibir os destaques do cinema brasileiro nos últimos anos. A tarefa, no entanto, não é nada fácil, uma vez que o comitê de censura do Partido Comunista local se manifestou contrariamente à exibição de alguns do filmes programados.
Dos 18 longas selecionados para o evento, nove foram censurados, dentre eles: Uma Noite em 67 (foto), Dzi Croquettes, Cabeça a Prêmio, Mangue Negro e O Bandido da Luz Vermelha. Dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, Linha de Passe não foi proibido, mas para ser exibido deveria passar por uma edição. Com isso também foi retirado da grade.
Em entrevista ao jornal O Globo, a curadora da mostra, Ana Maria Bochi, revelou que já suspeitava da censura aos documentários musicais, uma vez que se passam e tratam da ditadura no Brasil. Ela esperava ainda a proibição de Malu de Bicicleta por causa das cenas de sexo, mas isso não aconteceu.
Ainda não se sabe como ficará o Brazil Film Fest após ter que cortar mais da metade de seus filmes da programação. Esta será a segunda edição do evento e acontecerá de 4 a 8 de novembro em Pequim e de 11 a 13 em Xangai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário