quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Espinosa no Cinema


Que existe uma filosofia por trás da arte de produzir um filme a gente já sabe, mas que o cinema pode apresentar toda uma teoria da filosofia, não… isso é novidade!
Por acaso, já ouviu falar de Espinosa?! Ele foi um filósofo… Na verdade, o nome dele é Benedito Espinosa. Foi um dos pensadores do século XVII, que inaugurou a Filosofia Moderna. Um dos aspectos de sua filosofia é a de que rejeitava a afirmação de que a razão poderia dominar a emoção. Ele defendia, por exemplo, que a emoção poderia ser superada apenas por uma emoção maior.
Mas qual a relação de tudo isso? Pergunta para o professor Rogério da Costa, que é professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica e ministrará o novo curso do Centro Cultural B_arco, no qual estudará a filosofia de Espinosa por meio de filmes que marcam nossa memória.
As aulas serão direcionadas pela pesquisa desenvolvida por meio do livro CineFilô, de Ollivier Pourriol. Segundo o professor Costa, “Pourriol encontrou um caminho extremamente inteligente e claro para nos apresentar o pensamento de Espinosa, tratando com rigor questões que afetam a todos nós, como a arte dos encontros, o amor e o ciúme, o desejo e o movimento dos afetos, a imitação dos sentimentos, a liberdade e a necessidade”
Interessante, não?! As aulas rolarão às quintas, das 20h às 22h, entre os dias 25 de agosto e 13 de outubro. Entra no site: www.obarco.com.br/cursos/filosofia/rogerio-da-costa-espinosa-no-cinema.html, dá uma olhada no preço e vê o que você acha! Sempre é positiva a contribuição de uma nova visão para os filmes que já foram produzidos e de certa forma marcaram um época.

Centro Cultural B_arco
Endereço: Rua Dr. Virgílio De Carvalho Pinto, 426 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3081-6986

Nenhum comentário:

Postar um comentário