domingo, 28 de agosto de 2011

Escolas participam do concurso “Meu Filme, Minha Vida”

O tema bullying tem sido frequentemente abordado nos meios de comunicação, nas mídias sociais e também dentro das salas de aula. Com o objetivo de promover a reflexão entre os alunos, aliando o trabalho pedagógico ao contato com a arte, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em conjunto com a empresa Planeta Educação, realizou o Concurso Meu Filme, Minha vida - dentro do programa Educação em Tempo Integral.
Realizado pela primeira vez em Votorantim, o concurso desafiou os alunos dos 3ºs e 4ºs anos das doze escolas municipais atendidas pelo Programa Cinema e Educação a desenvolverem um artigo opinativo sobre o tema “Bullying Nunca Mais”.
Durante a elaboração dos artigos, os professores responsáveis pelas oficinas, conhecidos como mediadores de formação, passaram em cada sala e, após exibirem na íntegra o filme Toy Stoy 3 - que serviu de inspiração para os alunos - fizeram uma roda de conversa para que todos refletissem sobre o tema e sobre maneiras de impedir a prática de bullying na escola.
Em um dos materiais produzidos, sob o tema “Bullyng Nunca Mais”, os estudantes afirmaram: “Nós assistimos ao filme Toy Story 3 e vimos umas coisas de bullying, como brigas e apelidos nos brinquedos. O urso Lotzo parecia bonzinho, mas enganou todos os brinquedos novos e deixou todos eles no lado ruim da creche. Com o filme aprendemos que não devemos fazer isso com ninguém”.
“Com este concurso prova-se, mais uma vez, a importância da arte cinematográfica para a reflexão que leva à mudança de atitudes e pensamentos. O Bullying é combatido no dia a dia da escola pelos próprios alunos, os quais, após serem envolvidos na atmosfera da história e da magia do cinema, fazem a rotina escolar muito mais humana a todos”, afirma Erika de Souza Bueno, coordenadora responsável pelo Programa Cinema e Educação.
A premiação pela participação no concurso acontece neste mês de setembro. Os artigos produzidos coletivamente pelos alunos serão postados no site www.planetaeducacao.com.br. Entre os prêmios, consta a entrega de um certificado a cada escola e um troféu em forma de claquete, que terá lugar de honra em cada unidade escolar, podendo ser visto e prestigiado pelos alunos e sociedade em geral.

By Ipanema On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário