domingo, 21 de agosto de 2011

O Leão de Sete Cabeças - Glauber Rocha


A Cinemateca Brasileira exibirá na segunda-feira (22/8) às 20h a cópia restaurada de O Leão de Sete Cabeças, primeiro filme internacional de Glauber Rocha e rodado em 1970.
Com elenco globalizado – brasileiro (Hugo Carvana), alemão (René Koldhoffer), italianos (Giulio Brogi e Gabrielle Tinti), sérvia (Rada Rassimov), francês (Jean-Pierre Léaud, o muso de Truffaut) e congoleses (Baiack e André Segolo) –,
O Leão de Sete Cabeças mostra, por meio de alegorias, a tradição colonialista da Europa, o suporte imperialista dos Estados Unidos e as aspirações libertárias e revolucionárias de um personagem inspirado em Che Guevara.
A mesma cópia que será projetada na Cinemateca em São Paulo há havia sido exibida no Festival de Brasília em novembro do ano passado. “Ainda que as formas de dominação política tenham se sofisticado ao redor do mundo, o que em teoria diminuiriam o impacto do espectador com o enredo, está em jogo também a maneira propositalmente caótica e insanamente agressiva de Glauber filmar. Personagens entram e saem de quadro num frenesi. Diálogos antológicos, ironia à flor da pele com Hugo Carvana falando francês e soltando um ‘sossega, leão!’; vez em quando”, opinou o crítico Heitor Augusto.
Após a projeção, ocorrerá um debate com Paloma Rocha, Patricia de Fillipi, do diretor de fotografia Luis Abramo e do pesquisador Prof. Jose Gatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário