sábado, 13 de agosto de 2011

O cineasta chileno Jodorowsky tem seus primeiros filmes, como "Fando e Lis", relançados em DVD na Grã-Bretanha

Conhecido por seu cinema de transgressão e por mesclar símbolos místicos com imagens surreais, o diretor e dramaturgo Alejandro Jodorowsky (nascido em 1929) faz parte de uma leva de artistas pouco preocupados em agradar o público e fazer concessões.
Suas obras não poupam banhos de sangue, estão carregadas de personagens mutilados e provocações profanas. Ele se autodefine como “ateu místico”. Um poeta visual de sensibilidade esotérica, capaz de enfiar no mesmo caldeirão cartas de tarô, ensinamentos budistas e influências católicas. E que faz da mistura seu caminho próprio para alcançar o nirvana.
Até pouco tempo atrás, era praticamente impossível ver os filmes de Jodorowsky. Por conta de um litígio envolvendo o diretor e seu produtor, Allen Klein, suas duas obras-primas, “El Topo” (O Topo, 1970) e “The Holy Mountain” (A Montanha Sagrada, 1973), foram retiradas de circulação e ameaçadas de serem queimadas por Klein.
Nesse longo intervalo entre 1974 e 2004, a única maneira de exibir as películas era por meio ilícito. O próprio Jodorowsky, irritado com a atitude de seu produtor, passou a incentivar publicamente a cópia ilegal dos filmes e a distribuição por vias alternativas.
O desentendimento terminou quando o filho de Klein ligou para Jodorowsky sugerindo um encontro e uma reconciliação. Isso há três anos. Houve a partir de então a liberação das cópias e um relançamento de seus filmes. “Fando e Lis” (1968) e “El Topo” foram exibidos no Festival de Cannes de 2006, após passarem por um processo de restauração.
O resultado está agora disponível em DVD na coleção lançada em Londres pela Tartan Vídeo. São seis discos contendo os três primeiros filmes de Jodorowsky –“Fando e Lis”, “El Topo” e “The Holy Mountain”-, o curta-metragem “La Cravate” (de 1957), um documentário de Louis Mouchet, com entrevistas e comentários de amigos e parceiros de trabalho do diretor, além da trilha sonora disponível em CD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário